Memória e Aprendizagem
Conceito de Memória
De acordo com Faria (2015), a memória é é identificada como a capacidade que os seres vivos possuem de adquirir, armazenar e evocar as informações e pode ser dividida em três processos: memória de trabalho, memória sensorial e as memórias de curto e longo prazo.
É um dos mais importantes processos psicológicos, pois sem ela não reconheceríamos ninguém, não lembraríamos sobre o que estudamos no dia de ontem, não iriamos lembrar de nossos cônjuges, não poderíamos aprender novos idiomas e seríamos incapazes de falar, ler ou escrever porque não lembraríamos de nada sobre a linguagem. As nossas personalidades seriam extremamente limitadas, porque não teríamos lembrança dos eventos de nossas vidas e, por isso, não teríamos percepção do self. Em suma, apresentaríamos a mesma ausência de conhecimento de um bebê recém-nascido.
Memória de trabalho
A memória de trabalho é um sistema que contém informações processadas no momento e que não serve somente para armazenamento de
informações, mas também para contextualizar o indivíduo e para gerenciar as
informações que estão transitando pelo cérebro. De acordo com Faria (2015), a duração da memória de trabalho é ultrarrápida porque ela nos permite armazenar uma informação apenas enquanto estamos fazendo uso dessa mesma informação, ou seja, apenas enquanto certo trabalho está sendo realizado ou enquanto precisamos elaborar determinado comportamento. Quando queremos encomendar uma pizza, por exemplo, olhamos o número no imã da geladeira e conseguimos guardá-lo tempo suficiente para que possamos chegar ao telefone e discar o número. Quando a informação temporariamente armazenada deixa de ser útil, ela é descartada e, normalmente, esquecida. Portanto, é provável que esqueçamos o número de telefone da pizzaria alguns minutos após termos discado.
Daneman e Carpenter (1980) criaram uma forma popular de avaliar a capacidade da memória de trabalho. As pessoas leem sentenças para compreensão (tarefa de processamento) e, então, recordam a palavra final de cada sentença (tarefa de armazenamento). O maior número de sentenças das quais um indivíduo consegue recordar as palavras finais em mais de 50% das vezes é seu alcance da leitura. Ele fornece uma medida da capacidade da memória de trabalho. Daneman e Carpenter supuseram que os processos usados na compreensão de sentenças requerem uma pequena proporção da
capacidade disponível na memória de trabalho de indivíduos de grande capacidade. Em consequência, eles têm mais capacidade disponível para retenção das últimas palavras das sentenças.
Memória sensorial
A memória sensorial nos permite reter as informações que chegam até nós através dos sentidos. Esses estímulos podem ser: visuais, auditivos, gustativos, olfativos, táteis ou proprioceptivos. É um tipo de memória de curta duração, se o estímulo não for recuperado. Outra característica importante é que esse processo de memória apresenta uma capacidade relativamente grande, comparando com a memória de trabalho que possui capacidade reduzida.
Memória de curto prazo
A memória de curto prazo é bem limitada em seu armazenamento, capturando as informações somente por poucos minutos para que essa informação ainda possa ser manipulada. Como exemplo, pode-se citar o teste de evocação de digitos: Os participantes escutam uma série de números em ordem aleatória e depois os repetem imediatamente na ordem correta (mas depois esquecem).
Memória de longo prazo
A memória de longa duração (MLD) armazena informações por longos períodos, meses, anos ou décadas. Uma característica importante da MLD é sua capacidade de guardar informações por tempo indeterminado, porém é necessário que a memória continue a ser reforçada com o passar dos anos. Os limites de sua capacidade de armazenamento são ainda desconhecidos, mas sabe-se que sua capacidade é realmente grande.
Hands on:
1. Vamos colocar o que foi aprendido em prática? Por gentileza, acesse o link abaixo e teste suas habilidades em Memória e Aprendizagem.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=EhdIEXThrA8
https://www.youtube.com/watch?v=XpZlYp1-B5I&feature=youtu.be
2. Assista também estes interessantes videos dos canais Didatics e Minutos Psíquicos sobre "como funciona a sua memória" e "Memória: Como se fosse a primeira vez".
https://www.youtube.com/watch?v=XpZlYp1-B5I&feature=youtu.be
Comentários finais:
- Quanto mais o individuo memoriza, mais ele está caminhando rumo ao aprendizado;
- Quanto mais o aluno tem atividade visual, leituras e envolvimento em práticas mais ele memoriza e portanto mais ele aprende.
Referências:
EYSENCK, Michael W. Manual de Psicologia Cognitiva. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 207-232.
FARIA, Nicole Costa. Memória. Artigo apresentado a Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, 2015. Disponível em: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400017. Acesso em: 24/05/2020.
Comentários
Postar um comentário