Emoção

Segundo o Livro: 
EYSENCK, Michael W. Manual de Psicologia Cognitiva. 7.  (páginas 635, 636 e 643)

  • QUAL A DIFERENÇA DE EMOÇÃO, HUMOR E AFETO?
            A emoção geralmente dura menos tempo, emoções são mais intensas que humores e assim acaba chamando mais atenção. As emoções são causadas por um evento especifico como, por exemplo, passar em uma prova.
            Mesmo com algumas diferenças entre emoções e humores, as EMOÇÕES podem produzir HUMORES e estes podem se transformar em emoções. Não existe distinção precisa entre os dois, então vamos utilizar um termo mais amplo AFETO, que acaba envolvendo tanto emoção quanto humor.


  • ESTRUTURA DAS EMOÇÕES:
            Existem duas escolas de pensamento, e cada uma com sua teoria. Alguns teóricos defendem que devemos adotar uma abordagem categórica, segundo a qual, existem varias emoções distintas, como alegria, raiva, medo, aversão e tristeza, essa abordagem provavelmente se encaixa em suas experiências subjetivas.
            Outros teóricos preferem uma abordagem dimensional, Barrett e Russell, estes defenderam a existência de duas dimensões não correlacionadas de SOFRIMENTO-PRAZER (Valencia) e ALERTA-SONO, Watson e Tellegem defenderam a existência de duas dimensões também não correlacionadas, mas de AFETO POSITIVO E AFETO NEGATIVO.


  • COMO PODEMOS RECONCILIAR AS ABORDAGENS CATEGÓRICA E DIMENSIONAL?
Em primeiro lugar, a maioria dos estados emocionais se encaixa no espaço bidimensional mostrado na Figura 15.1.

Emoções como feliz e alerta se encaixam no quadrante superior direito; satisfeito, relaxado e calmo se encontram no quadrante inferior direito; deprimido e entediado se encontram no quadrante inferior esquerdo; e estressado e tenso se encontram no quadrante superior esquerdo. Em segundo, nossa capacidade de nos deslocarmos além das dimensões de alerta e valência para experimentar emoções específicas depende, em grande parte, de vários processos cognitivos. Em uma metanálise (ver Glossário) de estudos de neuroimagem, Lindquist e colaboradores descobriram que áreas associadas a processos de atenção, linguagem e memória de longo prazo foram ativadas em diferentes emoções.

  • REGULAÇÃO DA EMOÇÃO:
Até agora, lidamos com a abordagem em um estágio, na qual o indivíduo se depara com uma situação e responde com uma experiência emocional.
Esse processo é chamado de geração da emoção e envolve uma resposta emocional espontânea a uma situação. No mundo real, entretanto, as situações muitas vezes são mais complexas. Por exemplo, alguém com autoridade o deixam com raiva ao falar alguma coisa desagradável. Entretanto, você faz um grande esforço para inibir sua raiva e fingir que está tudo bem. Isso mostra uma abordagem em dois estágios, na qual uma reação emocional inicial é seguida por uma tentativa de alterá-la. Esse exemplo envolve a regulação da emoção. A regulação da emoção “exige a ativação de um objetivo para regular para cima ou para baixo tanto a magnitude quanto a duração da resposta emocional” (Gross, 2013, p. 359). Assim, a regulação da emoção ocorre quando alguém sobrepõe sua resposta emocional inicial espontânea. 

Segundo o artigo: 
O mistério da consciência: Do corpo e das Emoções ao conhecimento de si
António Damásio



EXEMPLO DE UMA FORMA DIVERTIDA DE SE IDENTIFICAR AS EMOÇÕES:



Filme: divertida mente

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