Emoção
Segundo o Livro:
EYSENCK, Michael W. Manual de Psicologia
Cognitiva. 7. (páginas 635, 636 e 643)
- QUAL A DIFERENÇA DE EMOÇÃO, HUMOR E AFETO?
A emoção geralmente dura menos tempo, emoções são mais intensas que humores e
assim acaba chamando mais atenção. As emoções são causadas por um evento
especifico como, por exemplo, passar em uma prova.
Mesmo com algumas diferenças entre emoções e humores, as EMOÇÕES podem produzir
HUMORES e estes podem se transformar em emoções. Não existe distinção precisa
entre os dois, então vamos utilizar um termo mais amplo AFETO, que acaba
envolvendo tanto emoção quanto humor.
- ESTRUTURA DAS EMOÇÕES:
Existem
duas escolas de pensamento, e cada uma com sua teoria. Alguns teóricos defendem
que devemos adotar uma abordagem categórica, segundo a qual, existem varias
emoções distintas, como alegria, raiva, medo, aversão e tristeza, essa
abordagem provavelmente se encaixa em suas experiências subjetivas.
Outros teóricos preferem uma abordagem dimensional, Barrett e Russell, estes
defenderam a existência de duas dimensões não correlacionadas de
SOFRIMENTO-PRAZER (Valencia) e ALERTA-SONO, Watson e Tellegem defenderam a
existência de duas dimensões também não correlacionadas, mas de AFETO POSITIVO
E AFETO NEGATIVO.
- COMO PODEMOS RECONCILIAR AS ABORDAGENS CATEGÓRICA E DIMENSIONAL?
Em primeiro lugar, a maioria dos estados emocionais
se encaixa no espaço bidimensional mostrado na Figura 15.1.
Emoções como feliz e alerta se encaixam no
quadrante superior direito; satisfeito, relaxado e calmo se encontram no
quadrante inferior direito; deprimido e entediado se encontram no quadrante inferior
esquerdo; e estressado e tenso se encontram no quadrante superior esquerdo. Em
segundo, nossa capacidade de nos deslocarmos além das dimensões de alerta e
valência para experimentar emoções específicas depende, em grande parte, de
vários processos cognitivos. Em uma metanálise (ver Glossário) de estudos de
neuroimagem, Lindquist e colaboradores descobriram que áreas associadas a
processos de atenção, linguagem e memória de longo prazo foram ativadas em
diferentes emoções.
- REGULAÇÃO
DA EMOÇÃO:
Até agora, lidamos com a abordagem em um estágio,
na qual o indivíduo se depara com uma situação e responde com uma experiência
emocional.
Esse processo é chamado de geração da emoção e
envolve uma resposta emocional espontânea a uma situação. No mundo real,
entretanto, as situações muitas vezes são mais complexas. Por exemplo, alguém
com autoridade o deixam com raiva ao falar alguma coisa desagradável.
Entretanto, você faz um grande esforço para inibir sua raiva e fingir que está
tudo bem. Isso mostra uma abordagem em dois estágios, na qual uma reação
emocional inicial é seguida por uma tentativa de alterá-la. Esse exemplo
envolve a regulação da emoção. A regulação da emoção “exige a ativação de um
objetivo para regular para cima ou para baixo tanto a magnitude quanto a
duração da resposta emocional” (Gross, 2013, p. 359). Assim, a regulação da
emoção ocorre quando alguém sobrepõe sua resposta emocional inicial
espontânea.
Segundo o artigo:
O mistério da consciência: Do corpo e das
Emoções ao conhecimento de si
António Damásio
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