Pensamento e Raciocínio
De acordo com Eysenkch e Keane (2017), nossa capacidade de refletir sobre nossas vidas de maneira complexa (por exemplo, planejar e resolver problemas cotidianos) é a essência do comportamento pensante que temos. Entretanto, como em tudo o que é humano, são muitas e variadas as formas como pensamos (e raciocinamos e tomamos decisões). Elas variam desde resolver palavras cruzadas no jornal, passando por descobrir defeitos (ou não!) quando nosso carro deixa de funcionar, até desenvolver uma nova teoria para o universo.
O raciocínio é um processo ágil que permite o ser humano agir de maneira efetiva em nosso ambiente. Um indivíduo que raciocina, utiliza os fatores envolvidos em determinada questão e tenta entender de forma lógica para encontrar uma solução para o problema em questão.
O pensamento, por sua vez, é a capacidade de entender, organizar e formar conceitos. Estabelece uma relação entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais e também cria solução para problemas, julgamentos ou até mesmo tomadas de decisões.
Fonte: Eysenkch e Keane (2017)
Diversas regiões do cérebro (especialmente no córtex pré-frontal) estão envolvidas no raciocínio analógico. Os indivíduos com alta capacidade de memória de trabalho têm desempenho melhor do que aqueles com baixa capacidade de raciocínio analógico por apresentarem grande capacidade de controle da atenção e grande capacidade de atenção.
Referências:
EYSENCK, Michael W. Manual de Psicologia Cognitiva. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 499-545.
EYSENCK, Michael W. Manual de Psicologia Cognitiva. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 499-545.
Comentários
Postar um comentário