A busca pela inteligência emocional
De acordo com o livro "O Código da Inteligência", do autor Dr. Augusto Cury (psiquiatra e psicoterapeuta), temos alguns códigos a serem decifrados e armadilhas da mente que bloqueiam nossa inteligência e saúde psíquica que necessitam ser evitadas para que possamos ser acima da média.Ingenuamente acreditamos que temos domínio dos nossos pensamentos e ideias, porém geralmente não é o que acontece. Muitas pessoas em nossa sociedade vivem com mentes inquietantes, fóbicas, ansiosas e preocupações doentias.
A importância da leitura deste livro é aprender a controlar o filme que passa em nossas mentes e decifrar a aplicação dos códigos da inteligência em nosso cotidiano, reeditando as memórias traumáticas e as sobrepondo com novas situações positivas. Porém, para que isso ocorra, você precisa decifrar os códigos da inteligência.
Códigos das Inteligência:
1. Código do Eu como gestor do intelecto: o Eu gestor aprende a administrar a construção de pensamentos e emoções e a reeditar as zonas de conflito, expandindo suas habilidades, desenvolvendo sua inteligência emocional, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal.
2. Código da Autocrítica: o indivíduo pensa nas consequências dos comportamentos. É o código de quem se auto-avalia.
3. Código da Resiliência: capacidade de sobreviver às intempéries da existência. É a capacidade de se esticar, assumir formas e contornos para manter sua integridade, preservar sua anatomia, manter sua essência.
4. Código do Altruísmo: capacidade de se colocar no lugar dos outros. É o segredo da afetividade social, da capacidade de se doar, de cuidar e proteger quem nos cerca. É o código que expressa a grandeza da alma, a generosidade, a bondade, a compaixão, a indulgência e o desprendimento.
5. Código do Debate de Ideias: é o alicerce do processo de formação de pensadores, o segredo que fundamenta intelectos livres, destemidos, intrépidos, seguros, participativos. É o código que habilita a trabalhar em equipe, interagir, trocar experiências, romper o cerco da insegurança.
6. Código do Carisma: é o código da capacidade de encantar, envolver, surpreender, admirar, os outros e a si mesmo.
7. Código da Intuição Criativa: é o código que liberta o imaginário, expande a inventividade, produz novos conhecimentos, refina o olhar multifocal diante dos fenômenos físicos, psíquicos e sociais para vê-los sob múltiplos ângulos. É o código que alicerça o processo de observação, dedução, raciocínio esquemático.
8. Código do Eu como gestor da emoção: código que nos posiciona como administrador dos sentimentos, gerenciador da insegurança, dos temores, dos medos, das angústias, do humor triste, do ciúme, da aflição. É o código que dá um choque de lucidez nas emoções, recicla seu controle de qualidade, propicia terreno para cultivarmos a tranquilidade, o prazer, o júbilo, o deleite, o desfrute existencial.
Optar por viver de maneira automática, como muitos fazem, é o caminho mais fácil de se viver. Deixando a vida nos levar, sem rumo. No entanto, se você quer ser protagonista da sua própria história, será necessário fazer uma autoavaliação do seu EU interior para que possa ter uma vida de sucesso e agir como gestor da sua própria psique. Conflitos sempre existirão em nossas vidas, porém o que vai fazer a diferença é a forma com você os encara e os utiliza para partir para o próximo nível, vivendo em evolução constante e criando memórias positivas.
Referências:
CURY, Augusto. O código da inteligência . A formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional . Rio de janeiro: Thomas Nelson / Ediouro, 2008.
Comentários
Postar um comentário